bau digital head>

Wednesday, March 28, 2007

CELESTE: FILME DE DÉBORA DUARTE & ILUSTRES

Débora Duarte talvez nem saiba que esse filme ainda existe. Rodado em 1970, em Paris, virou peça de colecionador. Poucas cópias, mesmo em Vídeo ( já nos anos 80). Garantiu uns trocados para alguns brasileiros que sofriam com o frio e a distância dos anos de chumbo. Além da Débora atuavam David José - do OFICINA de SP - creio, atores franceses conhecidos: Jean Rocheford, Lea Massari Além de alguns figurantes ilustres e desconhecidos. Esses últimos, brasileiros que se faziam passar por estudantes lusitanos. Quem distinguiria entre o português falado por eles e o original dos lusitanos? A cumplicidade dos atores garantiu uns trocados para os necessitados e agradecidos figurantes. Entre eles um hoje respeitado sociólogo ou cientista político cearense (Fausto) radicado em S. Paulo, um outro, cientista político de Belo Horizonte (falecido recentemente) e ex- presidente da Fundação João Pinheiro.Professor, escritor, pintor, poeta. Um grande e eterno amigo. Sim, Jarbas Medeiros e sua Nísia que muitos mineiros conheciam só da televisão. Com o dinheirinho conseguido foi possível a um outro participante ir conhecer Londres com amigo veneuelano. A encrenca foi tão grande que, ainda hoje, essa história não pode ser contada em todos os detalhes. Mas o filme, que não era nenhuma BRASTEMP, sobreviveu às intempéries do tempo e da História Foi achado em uma locadora em Paris , através a internet, em noite de insônia e reminiscências. Vejam como A Débora está novinha! Devia ter uns 20 anos.

3 Comments:

Blogger carolina said...

Débora é uma actriz perfeita, fascinante e, para mim, insuperável.
Tive a sorte de conseguir esse filme, "Céleste", que foi a sua estreia no cinema, aos 20 anos. E que estreia grandiosa!
Genial como Céleste, a protagonista, Débora arrecadou as críticas mais extraordinárias e os franceses insistiram para que ela ficasse na França e fizesse carreira internacional, mas ela preferiu voltar para o Brasil.

Bela matéria, parabéns!

Meu blog em homenagem à Débora:
http://artededebora.blogspot.com

09 December, 2008  
Anonymous Anonymous said...

Prezada Carolina:
Bem - vinda a esta janela.O filme original da Débora foi lançado em Paris, no Quartier Latin ( Boulevard Saint Micheel) e ali visto com certeza. Acho que o cine hoje é um shoping.Talvez saiba: o título origianal era Celeste Féminin, Singulier. Em vídeo ficou Celeste.
Agora, cá entre nós, bom mesmo foi torrar os caraminguás da figuração em Londres...

09 December, 2008  
Anonymous Anonymous said...

ler todo o blog, muito bom

20 November, 2009  

Post a Comment

<< Home

Site Search

referencement gratuit
website counter blogarama - the blog directory Waaaouh.com - Annuaire de sites gratuits générateur de métas-tags http://bau-digital.blogspot.com/