bau digital head>

Wednesday, May 21, 2008

Chinafrique 2


Chinafrique 2
Os europeus começam a descobrir os efeitos geopolíticos do cescimento dos BRICs.Novo capítulo da globalização se desenvolve na África. Estudo da União Européia de maio de 2006 já dera o primeiro sinal.Quem tiver interesse achará artigo da OCDE intitulado L´Essor de la Chine et de l´Inde: quels enjeux pour l´Afrique? Agora, Le Monde publica artigo a propósito do lançamento do livro CHINÁFRICA. O texto vai aí na íntegra. Em francês ( preguiça!). Aguardem em breve sua publicação em mandarim... Pois os cursos já começaram também nos Estados Unidos, conforme se vê na entrevista(Há demanda para qualquer pessoa dos Estados Unidos que fale mandarim e que queira morar na China – temos empregos", disse Jacob Hsu, CEO da Symbio Group, uma empresa de desenvolvimento localizada em Beijing) e publicada no Brasil recentemente. Mas o artigo do jornal francês é emblemático da surpresa e da constatação. Que já começa pelo título da matéria: A África está arruinada? A China é tomadora.
A constatação que a China penetrou no imaginário de todo o continente não esconde o travo amargo do autor quanto à evidência de que o processo de descolonização dos anos sessenta quase tirou aquele continente do mapa econômico. Que as encomendas e necessidades da China e dos emergentes tendem a recuperar em parte. Não deixa de ser também irônica a constatação que, para muitos africanos, os europeus são tratados como se fossem chineses. Sintomático, não?

0 Comments:

Post a Comment

<< Home

Site Search

referencement gratuit
website counter blogarama - the blog directory Waaaouh.com - Annuaire de sites gratuits générateur de métas-tags http://bau-digital.blogspot.com/