bau digital head>

Thursday, June 26, 2008

TV PÚBLICA NA CONVERGÊNCIA TECNOLÓGICA

A publicidade na TV Pública já era assunto polêmico .Com a convergência tecnológica, sua função e seu papel no modelo de funcionamento daquele tipo de televisão despertam questões essenciais. As implicações políticas e econômicas da sua adoção se ampliam significativamente. Estão no centro das discussões sobre o projeto para a tv francesa que, nesse momento, ocupam o noticiário em alguns países.
A criação de taxa destinada a compensar a extinção da publicidade na tv pública francesa, parece que vai tirar o sono do Sarkozy. Após abreviar o prazo para entrada em vigor da interdição de publicidade paga ( antes das 20 horas) na tv pública naquele país, de outubro para janeiro de 2009, decidiu, ainda, taxar as empresas da convergência para suprir a perda de receitas da tv pública, devido à extinção da receita com a publicidade paga.Mecanismo engenhoso, e talvez perverso, caso se considere que quanto mais publicidade canalizada para o segmento privado mais a tv pública arrecada. Parece uma curiossa cadeia da felicidade. Ou armadilha?

Talvez o entendimento seja outro. A verificar como tempo.

Ademais da contestação dos valores dessa taxação, maiores que o proposto na Comissão Copé, se defrontará o presidente rancês com as questões relacionadas à sustentação de uma tv pública e sem publicidade. Certamente não são poucas nem triviais essas difiduldades. As manifestações imediatas decorrem de reações à medida por parte daqueles que deverão pagar as taxas no seu projeto: as operadoras de telecomunicações os provedores de acesso à INTERNET , as televisões privadas. Mas não há dúvida: além das discussões e questionamentos sobre percentuais, base de cálculo e constitucionalidade da medida, muito ainda se discutirá sobre como fazer/avaliar uma TV Pública de qualidade na convergência tecnológica.Sua independência, modelo operacional, sua responsabilidade pública e cultural. Com ou sem publicidade paga. Com ou sem audiência.O jogo apenas começou...pesado.

1 Comments:

Anonymous Anonymous said...

This comment has been removed by a blog administrator.

20 November, 2009  

Post a Comment

<< Home

Site Search

referencement gratuit
website counter blogarama - the blog directory Waaaouh.com - Annuaire de sites gratuits générateur de métas-tags http://bau-digital.blogspot.com/