bau digital head>

Saturday, April 18, 2009

A SENTENÇA DE TIRADENTES E UM AMOR DO HERÓI:


Sebollas recebeu restos mortais de Tiradentes que por lá passava proveniente de Vila Rica, nas suas andanças libertárias. Lugarejo bem pequeno, modesto e simpático, ainda hoje é quase desconhecido dos brasileiros.Seu modestíssimo museu merece uma visita. Lá se misturam imagens do alferes sem barba, uniformes da época, notícias da descoberta dos restos mortais, indícios das relações de amizade do inconfidente na região. Desvenda ainda uma quase desconhecida história de amor.
O museu expôe tudo isso, além de enigmática imagem de Tancredo Neves...


Soube, quando ali estive , que Tiradentes teria por lá uma namorada também: a viúva Mariana Barboza de Mattos. Segundo consta, inconformada com a execução do amado, Mariana mandou recolher uma de suas pernas, que esteve exposta na Fazenda das Sebollas para execração pública. Próxima do falecimento, a namorada pediu para ser enterrada com ela. Assim, seus restos teriam sido sepultados juntos num cemitério da fazenda.Foram descobertos apenas em 1972!
O local é fácil de chegar, com acesso pela Rio- Juiz de Fora. A sinalização aponta para Alberto Torres e Inconfidência. (antiga Sebollas).


Para quem "matou aula" no dia que a matéria era Inconfidência Mineira, aqui vai uma singela lembrança da fúria portuguesa que sobre Tiradentes se abateu...




A SENTENÇA DE TIRADENTES:

Trecho da sentença de condenação do alferes Joaquim José da Silva Xavier, assinada 19 de abril de 1792. Tribunal de Alçada do Rio de Janeiro ( Autos do crime, 1792, paginas 59 a 75, Biblioteca Nacional)


“[...] Portanto condenam o réu Joaquim José da Silva Xavier, por alcunha o Tiradentes, alferes que foi da tropa paga da capitania de Minas, a que com baraço e pregão seja conduzido pelas ruas públicas ao lugar da forca, e nela morra morte natural para sempre, e que depois de morto lhe seja cortada a cabeça e levada a Vila Rica, aonde em o lugar mais público dela será pregada em um poste alto até que o tempo a consuma; o seu corpo será dividido em quatro quartos e pregados em postes pelo caminho de Minas, no sítio da Varginha e de Sebollas, aonde o réu teve as suas infames práticas, e os mais nos sítios de maiores povoações, até que o tempo também os consuma. Declaram ao réu infame, e infames seus filhos e netos, tendo-os, e seus bens aplicam para o fisco e câmara real, e a casa em que vivia em Vila Rica será arrasada e salgada, e que nunca mais edifique, e não sendo próprias, serão avaliadas e pagas ao seu dono pelos bens confiscados, o no mesmo chão se levantará um padrão pelo qual se conserve em memória a infâmia deste abominável réu.[...]

In Jorge Caldeira, “Viagem pela História do Brasil”. São Paulo, Companhia de Letras, 1997, p. 114.


Labels: ,

1 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Uma ligação que ainda não fazemos em profundidade é a concomitância do movimento da Inconfidência Mineira com a Revolução Francesa. Diferença de apenas 3 meses ! Será que os ingleses que já sabiam de tudo influenciaram a Coroa Portuguesa nessa repressão exemplar ?

Bjs,

Ceci

19 April, 2009  

Post a Comment

<< Home

Site Search

referencement gratuit
website counter blogarama - the blog directory Waaaouh.com - Annuaire de sites gratuits générateur de métas-tags http://bau-digital.blogspot.com/